Carteira de motorista na Florida
Se você escolheu o estado da Florida para morar aqui nos Estados Unidos, eu vou te mostrar como tirar carteira de motorista da Florida, e como isso funciona na prática.
Nos Estados Unidos, os estados têm muita autonomia, tendo como limite a Constituição Federal. Dentro desse limite cada um outorga e altera a sua própria Constituição.
Sendo assim, o que eu explicar aqui vale tão somente para o estado da Florida, podendo o procedimento ser completamente diferente em outro estado. Fique atento!
Na Florida você pode tirar sua carteira de motorista (Driver´s License), apenas se você estiver vivendo aqui legalmente. Ou seja, se você veio para cá legalmente, mas deixou seu status expirar você não poderá fazer e/ou renovar a sua Driver´s.
Observação:
Existem alguns estados que concedem carteira de motorista mesmo para quem está fora de status: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington.
Quem mora ou pretende morar nos Estados Unidos pode usar a carteira de motorista brasileira por até 180 dias. Após esse período, será necessário solicitar a sua Driver´s License para continuar dirigindo.
Aqui na Florida a Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é necessária, basta sua CNH simples.
Procedimento
1) Você precisa agendar a sua prova teórica pelo site. Em Orlando existe mais de um DMV (DETRAN daqui), então você pode pesquisar os sites da cidade onde você vai morar.
2) Ao chegar no DMV tenha em mãos o passaporte com visto válido; último I-94 (comprova sua entrada no país); I-20 para estudantes; comprovante de residência da Florida e CNH do Brasil.
3) Você vai precisar pagar uma taxa de $8,25 (valor de Julho/2019).
4) Apresentada a documentação, paga a taxa, a atendente te encaminha para um computador para você realizar a prova. Pode ser feita em inglês ou espanhol (a atendente vai te perguntar ou você pode pedir).
5) No computador você tem duas chances de fazer a prova. Se reprovar na primeira pode solicitar refazê-la logo em seguida, no mesmo dia. São 50 questões e você precisa acertar 41.
Observação: Você consegue estudar as questões com antecedência na internet ou pegar um livrinho no próprio DMV.
6) Se você reprovar as 2 vezes, terá que agendar um novo horário e refazer o procedimento. Se você for aprovado, vai entrar no mesmo site anterior e agendar a sua prova prática.
7) No dia e hora marcados você vai levar a mesma documentação de antes; os comprovantes que a atendente te entregar no primeiro dia; o documento do carro e a apólice de seguro e pagar uma taxa de $54,25 (valor de Julho/2019).
Observação: sim, você pode ir fazer sua carteira de motorista com o seu carro, desde que ele esteja regular, claro.
8) A primeira coisa é fazer o teste de visão, responder algumas perguntas básicas do tipo: você tem alguma doença grave, usa drogas, etc. Depois você aguarda ser chamado para o teste de direção (prático). Nesse caso, você também pode escolher um instrutor que fale inglês ou espanhol.
9) Alguns instrutores permitem que você leve alguém com você no dia da prova (para traduzir), mas vai de cada um, então não conte com isso.
10) A maioria dos testes que o instrutor vai solicitar é semelhante aos do Brasil: dar sinal em qualquer conversão, andar na velocidade permitida, ect.
2 pontos importantes:
11) Para engatar a marcha ré você PRECISA colocar o braço direito acima do banco do carona e virar o corpo para olhar para trás. Se for dar a ré só olhando pelo retrovisor é reprovação na certa!
12) Você precisa fazer o retorno de 3 pontos. Procurando na internet descobri que isso se faz no Brasil também, mas quando fiz minha carteira quase 20 anos atrás eu não lembro disso não.
De qualquer forma, como seria difícil de explicar, eu preferi deixar um vídeo que mostra direitinho como se faz esse retorno.
13) Ao final da prova o instrutor já te diz se você foi aprovado. Terminada a prova, você volta pra dentro do DMV e pega sua Driver´s que fica pronta em 10 minutos. Geralmente, ela tem a mesma validade do seu I94 (documento de entrada nos EUA com o seu prazo de permanência) ou do seu I20 (se você for estudante).
Prontinho: fácil, rápido e barato!
Observação: esse é o procedimento para quem já tem CNH no Brasil. Se você quiser tirar uma Drivers License na Florida, sem ter CNH anterior, o procedimento é o mesmo, porém precedido de um curso anti drogas.
Você vai precisar fazer esse curso (2 ou 4 horas de aula, não sei ao certo) que pode ser online ou presencial e, ao final, se você cumprir as horas necessárias, passa para o mesmo procedimento que expliquei acima.
Um abraço.
Não consegui fazer o agendamento online ainda pois pede o número do Seguro Social... e não avança de campo
ResponderExcluirEu posso tirar habilitação com visto de turista?
ResponderExcluirpode, mas não compensa pois a sua cnh brasileira vale por 6 meses, e se tirar uma drivers license tambem vai valer 6 meses, depois disso vai dirigir irregular e nos EUA da até prisão
Excluir