É possível ir morar nos EUA sem falar inglês

Esse assunto surgiu porque é uma das perguntas que eu mais recebo através redes sociais. E é sobre isso que eu vou falar no artigo de hoje.

Ao ler as mensagens dos meus seguidores, fazendo perguntas sobre como eu tenho feito para viver aqui em Orlando sem falar inglês, eu me dei conta essa era uma dúvida que eu mesma tinha quando ainda estava no Brasil, planejando a minha viagem.

Eu estudei inglês na escola, depois fiz uns dois anos de curso de inglês no Brasil (mas isso já faz uns bons 10 anos). Portanto meu nível de inglês é básico, ou seja, little!

Sou do tipo que se a pessoa falar comigo bem devagar, fazendo alguns gestos complementares eu até consigo entender. Também consigo entender o contexto de uma leitura, mas falar inglês que é bom?? Nem pensar. Por enquanto não consigo manter um diálogo.

Eu estou estudando muito para melhorar essa situação, afinal para mim, morar nos Estados Unidos e não aprender a falar inglês NÃO É UMA OPÇÃO!

Como está sendo a minha experiência

Eu decidi compartilhar a minha experiência morando em Orlando, FL, sem saber falar o idioma. E eu me refiro especificamente a Orlando, porque é uma cidade acostumada a receber turistas e imigrantes do mundo todo, principalmente brasileiros.

Isso porque em outros lugares dos Estados Unidos, em que o turismo não é tão forte ou que a comunidade brasileira seja muito pequena, provavelmente a situação seja um pouco mais complicada.

Em Orlando, os americanos e os hispanos já estão tão acostumados com os brasileiros que existe uma certa preparação para os atender, o que facilita muito a nossa vida.

Não posso dizer que é assim com todo mundo, mas a minha experiência aqui em Orlando é que os americanos se esforçam muito para acolher pessoas que não falam o seu idioma. Eles se esforçam mesmo para entender a gente e se fazerem entender.

Já estou em Orlando há três meses e até hoje não tive nenhum problema mais sério, de fazer alguma coisa errada, por não saber falar inglês. Sempre tem um jeito de a gente se comunicar.

Realidade da cidade

Aqui quase todos os lugares (lojas, outlets, supermercados, serviços diversos, parques) possuem um atendimento em espanhol, alguém que ajude a traduzir e descobrir o que a gente precisa. É uma realidade muito comum.

Não que o espanhol seja um idioma super fácil, mas pelo menos para mim é mais fácil entender o espanhol do que o inglês. Então no meu caso isso ajuda muito.

A escolha de vir morar aqui em Orlando derivou de um sonho antigo, mas com certeza a minha escolha foi muito facilitada por essa questão da “facilidade” na comunicação.

Planejamento

E esse tipo de situação tem que fazer parte do seu planejamento de vir morar nos Estados Unidos. Se você não fala nada de inglês, escolher uma cidade / estado que não tenha uma comunidade brasileira forte pode ser um problema bem grande. Pense bem sobre esse assunto!

A minha sugestão é: aprenda a falar inglês aí no Brasil. Um pouco pelo menos. Saber falar o idioma, saber se comunicar te poupa tempo, trabalho, diminui o risco de você cometer algum erro mais grave e evita que você seja enganado, por exemplo.

Por fim

O fato é que falar inglês não é imprescindível para quem vem morar nos Estados Unidos, principalmente se seu destino for Orlando! E se você vem somente a passeio, pode vir tranquilo porque vai se virar facilmente, viu?

Porém, morar nos Estados Unidos pressupõe que você aprenda o idioma. Não precisa chegar falando fluentemente, mas estando aqui se esforce para aprender.

Isso vai facilitar muito as coisas e te abrir oportunidades que você não terá se não souber inglês.

Um abraço.

Comentários

  1. Obrigada gostei muito do seu post.Eu quero ir para os Estados Unidos,mas vou fazer um curso básico primeiro.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam as creches nos Estados Unidos

Carteira de motorista na Florida