Saiba como é alugar um imóvel nos EUA

Como você deve saber, eu estu morando em Orlando, na Florida, então eu quis escrever esse artigo para contar como alugar um apartamento nos EUA.

Para alugar um studio, apartamento ou uma casa você pode ter a ajuda de um corretor de imóveis ou ir diretamente no Office de cada condomínio.

CORRETOR

Um corretor de imóveis pode ajudar você a alugar um imóvel nos EUA. Ele vai resolver várias burocracias, esclarecer pontos importantes dessa negociação e te ajudar a encontrar o lugar ideal para você e sua família.

Porém, você terá que pagar o corretor, porque aqui os corretores independentes não ganham quase nada dos Offices para fazer essa transação. E muitas vezes isso inviabiliza o trabalho desse profissional.

Além disso, caso você não saiba falar inglês e/ou não conheça nada em Orlando, eu super indico você ter um bom profissional para te ajudar. E o valor, em geral, não inviabiliza essa contratação, fique tranquilo.

OFFICE

É o escritório que administra o condomínio e é responsável pelas locações dos apartamentos e casas. Cada condomínio tem suas regrinhas para locação, então só indo até lá para verificar informações importantes como por exemplo:

  • se eles fazem contratos com imigrantes;
  • o valor da aplicação;
  • qual o valor da renda a ser comprovada;
  • quais os documentos necessários para aplicação;
  • quantos depósitos de garantia você vai ter que pagar;
  • o valor da locação, etc.

APLICAÇÃO

Nos Estados Unidos você tem que “aplicar” para muitas coisas, e nesse caso você aplica para saber se o condomínio aceita que você more lá. Você entrega a documentação solicitada pelo Office, paga a taxa de aplicação e aguarda a análise do seu cadastro.

A taxa de aplicação varia muito, mas geralmente é de $50 a $150 dólares por morador. E se você tiver um pet, a maioria dos condomínios cobra uma taxa por isso também. Cada Office determina qual valor é cobrado.

- se a sua APLICAÇÃO for NEGADA, via de regra, você perde esse valor da aplicação e precisa fazer nova aplicação em outro condomínio (e pagar novamente, ok?).

- se a sua APLICAÇÃO for APROVADA, o condomínio prepara o contrato para ser assinado e nesse momento você faz o pagamento dos depósitos que eles pedem e o primeiro aluguel (sim, diferentemente do Brasil, aqui a gente paga antes de morar). Em geral os contratos de locação (rent) aqui tem prazo de um ano.

DEPÓSITOS DE SEGURANÇA

Aqui não se usa a figura do fiador, o dinheiro dos depósitos fica retido no Office até o final do contrato como uma garantia de que você vai pagar o aluguel certinho todos os meses. Ao término do contrato, se você não renovar e resolver se mudar, o Office fará uma vistoria no apartamento.

Se estiver tudo em condições, nada para ser consertado, eles te devolvem o valor do depósito ou usam parte dele para consertar alguma coisa que você estragou.

Aprovada sua aplicação, você vai precisar providenciar a ligação de água, energia elétrica e internet / TV a cabo. Não sei se todos os lugares são assim, mas aqui em Orlando as empresas prestadoras desse tipo de serviço atendem por região. Então no próprio Office você pergunta quais as empresas que atendem o condomínio.

LIGAÇÃO DE LUZ

Para solicitar esse serviço eu liguei para a empresa que o Office me indicou, informei que falava português e eles chamaram um tradutor. Ou seja, ficamos em 3 pessoas numa ligação. O atendente pergunta as informações que precisa e o tradutor intermedia essa contratação.

Para a ligação de energia você também precisa fazer um depósito. Nessa empresa que atende meu condomínio o valor de $260 dólares. Efetuado o pagamento eles mandam alguém para ativar o serviço. Simples assim!

LIGAÇÃO DE ÁGUA

Para solicitar a esse serviço você precisa ir até a sede da empresa (pelo menos com a empresa que nos atende foi assim). Com o contrato de locação e um documento de identificação você vai até lá, solicita a ativação, paga um depósito e no dia seguinte eles mandam alguém para ativar o serviço.

No meu caso, o depósito foi de $150 dólares. Também muito simples e rápido.

INTERNET

Aqui em casa optamos por não contratar serviço de TV ou telefone fixo, apenas internet. Sendo assim, fui pessoalmente até a loja da empresa, fiz meu cadastro e não precisei pagar depósito.

A gente faz algo como uma assinatura pré-paga e sem fidelidade. Então lá paguei o primeiro mês no valor de $55 dólares mais $10 dólares pela consignação do modem (quando você encerrar a assinatura você tem que devolver o aparelho) e fui embora.

Ao chegar em casa, pluguei o modem na tomada que já tinha aqui, liguei para um número de telefone fornecido por eles, falei com um atendente em espanhol que ativou o uso do aparelho e pronto!

Então, foi assim que eu aprendi na prática como alugar um apartamento nos EUA. Apartamento alugado, serviços de energia, água e internet contratados e vida que segue!

Lembrando que dependendo do condomínio ou das empresas que o atendem esse procedimento e os valores podem ser outros. Eu apenas deixo aqui a minha experiência porque pode servir como parâmetro para as suas pesquisas pessoais.

O importante é você entender como tudo funciona, conhecer cada uma das opções para ver qual delas se encaixa na estrutura da sua família e, só então, estudar e aplicar para uma locação.

Um forte abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam as creches nos Estados Unidos

Carteira de motorista na Florida

É possível ir morar nos EUA sem falar inglês