Como morar e estudar nos Estados Unidos legalmente
Muita gente quer saber como fazer isso. Por isso resolvi escrever esse artigo, para te mostrar como ficar legal nos EUA. E sim, na minha opinião, é a forma mais fácil.
Eu estou falando do Visto de Estudante ou F1. Através dele você poderá estudar e ficar legalmente nos Estados Unidos por um período de até 4 anos.
Se você quiser morar definitivamente nos EUA, este pode ser o seu objetivo inicial. Mas precisa ter em mente que você precisa conhecer outras formas de estender sua situação. Isso porque ao final desse período, se nada acontecer, você precisa voltar ao Brasil.
Mas vamos por partes:
Passaporte
A primeira coisa que você precisa fazer antes de querer sair do país é obter um passaporte. Você faz isso no site da Polícia Federal.
Visto
Ter a ajuda de uma assessoria especializada em vistos não é obrigatório. Mas entendo ser extremamente recomendável em qualquer pedido de visto. Isso porque um dos maiores erros que as pessoas cometem é solicitar um visto diverso do que seja o objetivo da sua viagem.
Sendo assim, faça uma busca em sua cidade ou na cidade mais próxima e verifique qual empresa pode te ajudar. Em geral, eles atuam na indicação de uma escola nos EUA. Analisam de acordo com a cidade que você quer estudar, o valor que você pode pagar, etc. E também (o que eu acho mais importante) quanto às orientações para a entrevista no consulado.
Visto de estudante
O F1 se aplica a quem quer estudar numa universidade dos EUA ou em uma escola de inglês. Para obter esse visto, você precisa ser aceito em uma instituição de ensino do país. E essa instituição precisa ser certificada para receber alunos dessa natureza.
Por isso eu entendo que é tão importante você ter ajuda de uma assessoria nesse caso, pois você vai precisar estar matriculado em uma instituição para só depois solicitar o visto junto ao consulado. Seu investimento financeiro já começa antes mesmo de você ter autorização para entrar nos EUA. Então o ideal é diminuir as chances de fazer algo errado.
MAS FIQUE ATENTO: esse tipo de visto NÃO te dá permissão para trabalhar nos EUA. A exceção é para quem faz faculdade e, durante o período do seu curso, você pode trabalhar no campus da Universidade que está estudando.
Porém, você pode fazer um trabalho voluntário (para aprender inglês isso é ótimo!).
Se você for viajar com seus familiares (marido/esposa e filhos menores de idade), eles podem viajar com o visto F2, já que eles serão acompanhantes do F1.
Sendo assim, fique ciente que você deverá comprovar condições financeiras de sustentar toda a família neste período. A instituição de ensino escolhida vai te dizer quanto você precisa comprovar para determinado período de estudo.
Em qual escola posso estudar?
Isso vai depender de muitos fatores e a escolha pode se dar de várias formas:
Caso você tenha uma pessoa conhecida na cidade em que você quer estudar, pode pedir que ele faça uma pesquisa para você sobre quais as melhores escolas de inglês e/ou universidades. De posse dessa informação você mesmo entra em contato por email.
Você pode buscar ajuda de uma empresa de intercâmbio no Brasil, porém você ficará limitado às opções que a empresa terá para te oferecer. Obviamente, será somente com as quais ela tem parceria. Isso não é exatamente ruim, mas é bom que você saiba que não terá todas as opções à disposição.
Escolhida a instituição de ensino
Emissão do I20:
Feita a sua matrícula na escola de inglês ou universidade, a própria instituição vai emitir o seu I20. O I20 é o documento que comprova para o consulado americano no Brasil que você foi efetivamente aceito para estudar lá.
Solicitação do visto:
A escola emite o documento I20 e envia para você (ou para a empresa que intermediou) no Brasil. De posse desse documento FÍSICO você poderá solicitar o visto F1 através do site da Polícia Federal.
É nesse momento vai pagar as taxas para solicitação do visto que são o Formulário DS-160 ($160 dólares) e a taxa SEVIS ($350 dólares). Com as taxas pagas você poderá agendar sua entrevista no consulado (se você tiver contratado uma assessoria, eles mesmos fazem todo esse trâmite para você).
No dia da entrevista vá até o consulado levando seus documentos pessoais, seu I20 (emitido pela escola), os comprovantes de pagamento das taxas e os que comprovem seus vínculos no Brasil.
Curiosidade sobre os consulados:
Não é permitido entrar com nenhum aparelho eletrônico (celular, relógio vinculados ao celular, até pen drive, dentre outros) no Consulado.
No local da entrevista não é permitido entrar com telefone celular nem desligado. Na maioria dos casos, já se criou um comércio em torno dos consulados, por essa razão. Existem algumas pessoas que guardam o telefone e cobram um valor por isso. Por isso, o ideal é não levar nenhum aparelho eletrônico.
Resultado no momento da entrevista:
Tanto para o visto de turista quanto para o de estudante, ao término da entrevista no consulado americano você já saberá se seu visto foi aprovado ou não.
Se seu visto for negado, o agente consular lhe informa e já lhe devolve seu passaporte na hora. Se seu visto for aprovado, ele também lhe informa isso, mas retém o seu passaporte que ficará com o consulado para inserção do visto.
Quando estiver pronto (em torno de 7 a 10 dias), o consulado envia um e-mail informando que o documento está pronto para retirada. Você agenda uma data e vai ao local indicado para pegar seu passaporte com o visto inserido nele.
Agora sim, a partir desse momento, você já pode se concentrar no planejamento da sua viagem!
Conclusão
A forma mais fácil de ficar legal nos EUA é através do visto de estudante. E se você seguir todos os passos e e se planejar "como manda o figurino" certamente vai ter uma excelente experiência.
Lembre-se apenas que esse visto tem prazo definido. Portanto, se sua intenção é ficar mais tempo ou até mesmo ter residência permanente nos EUA, será necessário estudar outras formas de fazer isso legalmente.
Existem muitos caminhos que pode ser trilhados, por isso é necessário que você tenha toda a informação a sua disposição para, com segurança, dar o próximo passo em busca do seu Sonho Americano!
Comentários
Postar um comentário