Como trazer seu pet para os Estados Unidos

Você sabe como funciona a burocracia para levar animais no avião? Como fazer para viajar com o seu pet para os EUA? Não? Então fica comigo porque eu vou  te explicar direitinho como fazer isso.

O assunto de hoje eu considero um dos mais bacanas que eu já estudei para compartilhar, pois se refere ao transporte de animais domésticos do Brasil para os Estados Unidos.

Se você tem um animalzinho de estimação e quer vir morar nos Estados Unidos, é muito provável que você vá querer trazê-lo junto. Mas como você deve imaginar, esse é um processo um tanto quanto burocrático.

E foi por saber dessa burocracia e da quantidade de pessoas que jamais abandonariam seus pets, mesmo vindo morar em outro país, é que eu resolvi estudar e compartilhar com as pessoas que curtem esse assunto.

A primeira dica sobre como levar animais no avião é entrar em contato com a companhia aérea para verificar quais requisitos são exigidos.

A maioria das companhias aéreas permite o transporte de animais domésticos, seja dentro da cabine da aeronave ou nos compartimentos de carga. O interessante (e uma ótima notícia) é que, para os Estados Unidos, não há qualquer impedimento para o transporte de animais domésticos na cabine da aeronave por parte da maioria das companhias aéreas.

No que se refere às regras das companhias aéreas, a maioria delas se resume ao tamanho do animal, local de acomodação do mesmo, peso e dimensões específicas, atestado de saúde, vacinações e outros documentos além das taxas que serão cobradas.

Algumas companhias permitem o embarque de cães e gatos nas cabines:

  • Companhias Brasileiras: Avianca, GOL e Latam;
  • Outras Companhias: Air Canada, Aeromexico, American Airlines, Delta Airlines, Copa Airlines, KLM – Royal Dutch, Lufthansa e Swiss, United Airlines.

Observações: 

Fique atento aos prazos. É essencial já estar com a data da viagem definida quando iniciar os trâmites para levar seu pet com você.

Antes de viajar com seu animalzinho de estimação, verifique com a empresa contratada, se o seu bichinho que possui braquicefálicos (focinho curto ou achatado) poderá viajar. Isso porque esse tipo de raça tem dificuldades de respirar durante o voo então, é mais do que importante se informar.

Os pets devem ter mais de 15 semanas de idade e ter sido vacinados contra a raiva pelo menos 30 dias antes da data da viagem.

Via de regra, os documentos solicitados pelas companhias aéreas são:

- Atestado Sanitário: fale com o veterinário do seu pet;

- Carteira de Vacinação: essa certamente você já tem, apenas se certifique que as vacinas estejam em dia;

- CZI (Certificado Zoosanitário Internacional): pode ser obtido através das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizados nos aeroportos e nas Superintendências Federais de Agricultura, de cada estado;

- CVI (Certificado Veterinário Internacional): é emitido pela autoridade veterinária do país de origem, e aceito nos países de destino. Para os EUA, a solicitação pode ser feita pela internet;

- pagamento de uma taxa (varia conforme a companhia).

Portanto existem 2 formas de levar seu pet no avião:

1ª) a forma convencional, ou seja, numa caixinha de transporte lá no compartimento de malas; ou,

2ª) junto com você, na cabine do avião.

No primeiro caso, a indicação é que a caixa de transporte seja bem maior que o bichinho, para que ele tenha a possibilidade de ficar em pé e se mover lá dentro. Nesse caso, o transporte será considerado como bagagem e a tarifa gira em torno de $125 a $300 dólares pelas companhias brasileiras, podendo ser mais que isso nas companhias internacionais.

A segunda forma de transporte é com você na cabine do avião. Em geral, as companhias permitem que você leve seu animalzinho dessa forma quando ele for animal de apoio emocional, sem custo.

Ou seja, cães-guia ou animais de assistência emocional, podem viajar na cabine do avião, sem qualquer custo, porém, o dono deverá apresentar a documentação médica ou psicológica referente à necessidade que possui (física ou emocional).

Com toda essa documentação em mãos, o ideal é que você prepare seu pet para uma viagem como essa. É recomendável adaptar a caixa de transporte que será utilizada para levá-lo na viagem de avião.

Habitue seu pet com a caixa de transporte, principalmente se ele não for acostumado a usá-la. Alguns meses antes, faça exercícios de ambientação com seu pet e a caixa de transporte para que ele se acostume nela.

É nela que ele irá ficar durante o voo, por isso torne a caixa de transporte um local familiar para o seu pet.

  • em casa, deixe-a aberta e acessível em um local em que o pet goste de ficar;
  • coloque petiscos, brinquedos e os paninhos preferidos do pet dentro da caixa, para estimulá-lo a entrar nela;
  • vez ou outra introduza uma refeição do pet, dentro da caixa;
  • quando ele ficar mais à vontade, comendo a refeição dentro da caixa, feche a portinha e abra quando ele terminar de comer;
  • vá aumentando o tempo de permanência dele dentro caixa, toda vez que fizer esse procedimento;
  • quando ele já estiver mais acostumado, coloque ele dentro da caixa e se afaste, para ele se acostumar com a sua ausência, quando estiver confinado para realizar a viagem.

Antes de fazer a viagem, solicite ao veterinário orientações sobre como preparar o pet para realizar a viagem com calma e segurança. Viajar de avião pode ser estressante para o pet, mesmo se ele tiver um temperamento tranquilo.

Por isso é bom ter a orientação de um veterinário para saber se há necessidade de algum calmante leve e natural, pois as empresas aéreas não permitem o transporte de animais totalmente sedados.

Lembre de reforçar a identificação de seu animal colocando nele uma coleirinha com dados de contato.

Se possível, prefira os voos com trajetos mais curtos e sem conexão, isso diminui os riscos de desidratação, estresse e retenção das necessidades fisiológicas dele, como defecar e urinar.

Eu espero que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer as dúvidas sobre como levar animais no avião e, assim, trazê-lo para os Estados Unidos com você.

Um abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam as creches nos Estados Unidos

Carteira de motorista na Florida

É possível ir morar nos EUA sem falar inglês